Ensaio "Improvável"

Postado por Thiago de Paula On 20:34



Ontem fui ao espaço Muda para assistir ao ensaio de “Improvável”, espetáculo que tem Juan Guimarãe e Thaianne Cavalcanti como atores, dirigidos por Jorge Féo. Surpreendente. Cheguei cedo ao espaço e tirava uma soneca no galpão quando Jorge chega para dar inicio ao ensaio. Juan e Thai se aquecendo, se preparando, e eu sentado observando. Os primeiros movimentos dos dois, que se apresentam neste espetáculo como artistas (no sentido mais profundo da palavra), tiraram minha atenção que estava dividida entre eles e o roteiro de um curta que eu lia. Juan, mais uma vez encantando com sua facilidade de se comunicar com o corpo (é inebriante ver como ele conhece e entende o movimento e intenção de cada músculo seu). Fiquei ali sentado por um instante, mas a inquietação que me pertence não permitiu muito desse exercício de contemplação. Levantei. Andava no tablado como se precisasse ver por outros ângulos, entender melhor aquilo que acontecia. Lindo. Eu já estava satisfeito em ver aqueles primeiros movimentos, já queria bater palmas, mas ainda não tinha começado o ensaio. Cleison estava afinando a iluminação. Terminados os preparativos finais, abrem-se as cortinas. Na minha cabeça, um ponto de interrogação, e antes que terminasse a primeira fala, outro, e outro, e quando menos percebi estava mergulhado na trama. É sobre um casal num dia rotineiro como outro qualquer, dormir, acordar, ir trabalhar, voltar pra casa... O texto é bem claro e direto, na minha opinião, muito eficiente na montagem. Pede aos artistas que preencham as personagens com a ausência de palavras. Thai e Juan, já entrando nas últimas semanas de ensaio, fazem isso com muita poesia, eu diria. Belo, Jorge. As cenas coreografadas se misturam às ações, às falas, falam, contam a história com movimento, o corpo falando claramente ao espectador, a comunicação é direta, por todos os lados. Tem tudo que um bom espetáculo (de arte antes de mais nada) tem que ter: é ousado na concepção, contemporâneo no tema, experimenta livremente a comunicação entre diversas áreas artísticas e é acessível a todo público. Vale a pena conferir dia 27 no teatro Joaquim Cardozo.


0 comentários

Postar um comentário