Belo dia

Postado por Thiago de Paula On 21:22

Tinha esquecido de como é bom regressar ao passado! Melhor ainda quando se trata do seu passado que não lhe pertence. Bisavós, tataravós e tome vós por aí afora. Ah, como era boa a vida, e sofrida também - o que provavelmente a tornava tão boa!
Quinta-feira combinei com minha de almoçar com ela no domingo - hoje - pra tomarmos uma cervejinha escutando Agostinho dos Santos - minha é apaixonada por ele, "ô nego feio pra cantar bonito", diz ela. Eu - como já era de se esperar - esqueci de comprar o diabo do cd pra gravar as músicas pra escutarmos. Andei por aqui procurando o tal do cd pelos mercadinhos que ainda estavam abertos - é muito abuso querer achar cd virgem já quase uma da tarde num domingo -, obviamente não encontrei nada. Cheguei lá de mãos abanando, mas não é que a véia é esperta?! Estava lá uma amiga com DOIS cds virgens - tenho muito o que aprender mesmo, eu, crescido na era da informática, não consigo comprar UM cd num dia de domingo. Minha avó, nascida de parteira me consegue DOIS. Veja como são as coisas... Ela não queria mesmo ficar sem escutar Agostinho dos Santos, decidida estava ela. Fui lá no computador e coloquei pra gravar um Álbum de Agostinho dos Santos & Maysa e um de Vinicius de Moraes e Toquinho num álbum todo em italiano - botei pra fuder! Nessa hora desci pra começar os serviços com ela - na geladeira tinha três cervejas em lata -, abrimos uma e ficamos no sofá conversando enquanto gravava o cd. Tempinho depois subi e peguei o cd pra escutarmos. "Eeeeeeitaa isso é bonito demaais, isso que é música!!!" - é verdade, ô nego feio pra cantar bonito! Não deu tempo de terminar a terceira música pra ela terminar a segunda cerveja e abrir a outra. "Meu filho, quer tomar mais uma cervejinha?!" - já não era mais uma pergunta, os cascos da cerveja estavam em cima da mesa e o dinheiro do lado - "Mahr, e eu corro??" - fui comprar.
Essa segunda leva de cerveja veio recheaada de histórias de aventura, de sonhos, de arrependimentos, de tristeza, de cansaço, de entrega... Um mergulho profundo na vida de uma pessoa, e na vida de pessoas que fizeram parte da vida dessa pessoa. Histórias bonitas, escuras, solitárias, as lágrimas passearam pelos olhos algumas vezes, mas não caíram. Não sei pra onde olhavam aqueles olhos, mas estavam longe, parados em algum momento feliz...

3 comentários

  1. caraca. toda vez que acontece um momento assim com a minha vó tem lágrimas.dela.as minhas não caem por que sinto uma especie de vergonha ou resistencia... por meu olhos acharem que alguém tem que ser forte.eu não choro na frente da minha vó e as historias... ah as historias que ela conta são...nem sei.
    Mas que delicia thiago! faça isso mais vezes =)

    Posted on segunda-feira, 27 abril, 2009

     
  2. Que momento MASSA de neto que tu tiveste... Minha vó não gosta de cerveja, mas adoro passar manhãs de pão quente, queijo de coalho assado, debulhar de espigas, conversas e conselhos. É tão bom ver naqueles olhinhos de pele cansada as experiências de toda uma vida né?
    Adorei o teu texto. Fez com que eu me sentisse perto da minha avó também! :D

    Posted on segunda-feira, 27 abril, 2009

     
  3. Raisa Ribeiro Said,

    Me vi no cantinho da escada vendo esse momento! Que já vi tantas outras vezes.... domingo.. música.. cervejinha.. histórias.. lágrimas.. histórias e histórias.. ÊÊ que tu descreveu perfeitamentee! Me senti lá... Lindo.. mtoo lindo! Beijo, primo!

    Posted on segunda-feira, 15 junho, 2009

     

Postar um comentário